MESTRADO
- Agenda de Defesas
- Banco de Teses
- Apresentação
- Benefícios
- Calendário
- Contato
- Convênios
- Corpo Discente
- Corpo Docente
- Descontos
- Dissertações
- Edital
- Estrutura do Curso
- Estrutura do Curso
- Financiamento
- Financiamento
- Formulários e Requerentes
- Grupos de Pesquisa
- Horário das Aulas
- Incentivo à Pesquisa
- Incentivo à Pesquisa
- Infraestrutura
- Ingresso
- Investimento Financeiro
- Normas
- Participação Social
- Pesquisa
- Procedimento para Defesa
- Professor Visitante
- Publicações
- Reconhecimento
- Renovação de Matrícula - 2020/1
- Requerimento - Diploma
DOUTORADO
REGULAÇÃO AMBIENTAL DA ATIVIDADE ECONÔMICA SUSTENTÁVEL (REGA)
Líder: Prof. Dr. Magno Federici Gomes
Componentes:
Resumo:
Analisar o Poder de Polícia como instrumento capaz de desenvolver as plenas potencialidades, deveres e direitos de todos os órgãos, instituições e interessados envolvidos na relação jurídica ambiental, com prevalência do interesse público. Além disso, objetiva-se correlacionar o Poder de Polícia com a função normativa da Administração Pública e o Princípio do Desenvolvimento Sustentável, entendido “como instituto de direito constitucional, classificando-o como princípio fundamental de força normativa superior, aplicável para a obtenção de conclusões jurídicas vinculantes de todas as práticas do Estado e da sociedade, sempre guardando a ideia do poder-dever do primeiro para com a efetividade das propostas jurídicas e concretização finalística da ideologia social adotada pela carta constitucional vigente” (ALMEIDA; ARAÚJO, 2013, p. 46*). Assim, deseja-se analisar o exercício das funções administrativas relacionadas com o Direito Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável, em contraposição ao ordenamento jurídico. As políticas públicas ambientais devem ser investigadas para se alcançar o princípio fundamental do desenvolvimento sustentável, cabendo, ainda, pesquisas relacionadas com o princípio da legalidade e com os demais regulamentos administrativos dos órgãos competentes. Esta investigação interdisciplinar insere-se na área do Direito Ambiental, Constitucional e Administrativo, sendo uma pesquisa teórico-documental, sob uma perspectiva dogmática e crítica.
O grupo organizará Seminários e debates quanto ao tema, com participação de outras IE's, bem como contará com a participação de Doutor de outra IE's.
* ALMEIDA, Alessandra Bagno F. R. de; ARAÚJO, Marinella Machado. O direito ao desenvolvimento sustentável e a dimensão simbólica de sua aplicação. REZENDE, Élcio Nacur; CARVALHO, Valdênia Geralda de (Orgs.). Direito ambiental e desenvolvimento sustentável: edição comemorativa dos dez anos da Escola Superior Dom Helder Câmara. Belo Horizonte: Escola Superior Dom Helder Câmara ESDHC, 2013. p. 11-51.
Objetivos:
Produções realizadas:
Tarefas cumpridas:
Horários das reuniões: Sextas-feiras, das 10h às 11h30min.